Serviços / Reciclagem de Papéis

5 curiosidades sobre a reciclagem do papel

Artigo 3103

Ainda que o mundo esteja se tornando cada vez mais tecnológico e aderindo às formas digitais de documentos, livros e anotações em geral, o papel continua sendo muito utilizado no cotidiano da sociedade. Não somente o papel, como seu formato mais resistente, o papel ondulado (“papelão”), utilizado em diversos tipos de embalagens para transporte e estoques. 

  1. Quais tipos de papéis são recicláveis?

Os resíduos do tipo papelão, cadernos, livros, apostilas, revistas, embalagens cartonadas (“longa-vida”) podem – e devem – ser reciclados. No entanto, também existem vários tipos de papel que não se enquadram nesta tipologia. Esse é o caso dos papéis carbono, higiênico, celofane, plastificado, fotografias, etiquetas (adesivos) e embalagens engorduradas.

  1. Qual o percentual de papel e papelão gerados no Brasil?

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), o percentual de Resíduos Sólidos Urbanos gerados no Brasil referente a papel e papelão em 2020 foi igual a 10,40%. Entre os recicláveis, esta foi a tipologia mais gerada dentre o total, sendo o plástico o primeiro (Figura 1).

Figura 1: Composição Gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos gerados no Brasil em 2020, segundo a ABRELPE.

Fonte: SINIR.
  1. Qual o percentual de papel e papelão recuperados por programas de logística reversa no Brasil?

Segundo o último relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mais de 122 mil toneladas de embalagens de papel e papelão foram recuperadas por programas de logística reversa geral no Brasil em 2022. Esse valor representa cerca de 40% do total de embalagens recuperadas, o maior percentual frente outras tipologias (Figura 2).

Figura 2: Composição gravimétrica do total de materiais recuperados por programas de logística reversa de embalagens em geral em 2022 (t/ano e %).

Fonte: ABRELPE

Além disso, o relatório da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP) de 2019 a 2020 mostrou que 4,9 milhões de toneladas de papel foram coletadas e encaminhadas para reciclagem. 

  1. Como funciona a reciclagem do papel?

O papel é originalmente produzido a partir de fibras de celulose extraídas de árvores específicas, como o eucalipto. Por isso, a reciclagem efetiva do papel acontece quando os papéis já utilizados são novamente inseridos nessa cadeia. 

Os papéis são coletados de cooperativas, supermercados, cartonagens e demais indústrias,  descarregados e passam pela separação e triagem. Em seguida, são armazenados em depósitos. Para reduzir seu volume e facilitar o transporte ao destino final, o papel passa pela trituração, prensa e enfardamento.

Em seguida, os papéis são encaminhados para as indústrias de papel para retornar ao ciclo produtivo. Através de processos de mistura entre as fibras velhas e novas de celulose, o papel reciclado é gerado.

  1. Qual a importância de reciclar o papel?

A reciclagem do papel reduz a poluição do ar e da água e o consumo de energia e água para a produção de papel e celulose. Além disso, por conta da origem das fibras de celulose, a utilização do papel reciclado também permite que menos árvores sejam cortadas para o fim produtivo. Dessa forma, reforça-se que reciclar o papel contribui para a preservação dos recursos naturais e, consequentemente, do meio ambiente e sociedade como um todo. 

Os recursos naturais são finitos e precisam ser preservados. Caso contrário, não haverá matéria-prima suficiente para manter os processos produtivos atuais em atividade. Reconhecer este fato e exercer sua parte em prol do meio ambiente é o primeiro passo para a mudança da sociedade e melhoria do planeta.

A Recicla EcoSave é sua aliada neste processo! Para mais informações, acesse nossos serviços ou entre em contato conosco.

Referências Bibliográficas:

Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR). Resíduos Sólidos Urbanos. Disponível em: https://sinir.gov.br/informacoes/tipos-de-residuos/residuos-solidos-urbanos/. Acesso em: 7 de fevereiro de 2023. 

ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2022. Disponível em: https://abrelpe.org.br/panorama/. Acesso em: 14 de fevereiro de 2023.

Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP). Relatório Anual 2019 – 2020. Disponível em: https://anap.org.br/relatorio-anual-2019/. Acesso em: 31 de março de 2023.

Contato e Localização

Horário de Funcionamento da empresa Recicla EcoSave