Já imaginou chegar em casa após um dia cansativo de trabalho e não poder ter um copo d’água à sua disposição? Ou até mesmo perder a possibilidade de lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes com água limpa e de qualidade?
Estes cenários parecem muito distantes da realidade, mas, infelizmente, estão cada vez mais próximos da sociedade atual. De acordo com a organização WWF Brasil, ainda que 70% da superfície terrestre seja coberta por água, apenas 3% é água doce, sendo disponível e seguro para consumo apenas cerca de 1%.
Qual a relação entre este pequeno percentual e a reciclagem?
O local em que este 1% de água se encontra. Águas subterrâneas, rios e lagos guardam o percentual doce e passível de consumo, mas também são alvo intenso de atividades antrópicas prejudiciais ao meio ambiente.
Resultado do uso inconsequente da água, a poluição e contaminação destas áreas é um grande problema para a humanidade. Por muito tempo se pensou que demorar menos no banho ou fechar a torneira ao escovar os dentes bastaria. Essa ideia é um mito! Por mais que pequenas ações corroborem com a preservação, o problema é muito maior e envolve fatores como:
- Falhas técnicas e/ou desvios no abastecimento de água potável;
- Falhas em sistemas de irrigação e/ou aproveitamento na agricultura;
- Contaminação dos solos, rios e lençol freático pelo uso indevido de agrotóxicos;
- Uso amplo nas indústrias, como no resfriamento de equipamentos (Portal G1, 2022).
O reaproveitamento de materiais, proveniente da reciclagem, auxilia a reduzir a quantidade de água consumida em processos industriais de novos produtos. O próprio papel, por exemplo, pode gerar uma economia de 98 mil litros de água a cada tonelada quando reciclado e reaproveitado (Recicla Sampa, 2018).
Além disso, a realização adequada da coleta seletiva de recicláveis promove uma destinação ambientalmente correta dos resíduos. Isso evita que os mesmos sejam transportados pelo vento e pela chuva até corpos d’água, contaminando-os.
22 de Março: Dia Mundial da Água
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, o dia 22 de março é considerado o Dia Mundial da Água. Mais que conscientização e preservação, esta data deve lembrar as previsões de aumento da escassez hídrica no mundo. Tendo em vista que 26% da população mundial já não tem acesso à água potável, cerca de 2 bilhões de pessoas (ONU News, 2023).
A reciclagem é fundamental na luta contra o desperdício de água e por um consumo mais consciente, contribuindo para ajudar a salvar o planeta. A Recicla EcoSave é sua parceira na preservação deste recurso indispensável para a sobrevivência na Terra. Acesse nosso site ou entre em contato para conhecer nossos serviços de reciclagem de papéis, metais e plásticos.
Referências Bibliográficas:
WWF Brasil. Dia Mundial da Água. Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/dia_da_agua/#:~:text=Isso%20porque%20apesar%20de%20mais,apenas%203%25%20s%C3%A3o%20%C3%A1gua%20doce. Acesso em 22 de março de 2023.
Portal G1. A água que bebemos pode acabar?. 17 de fevereiro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/se/sergipe/especial-publicitario/gabriela-almeida/fora-da-caixa-meio-ambiente-em-desenvolvimento/noticia/2022/02/17/a-agua-que-bebemos-pode-acabar.ghtml. Acesso em 20 de março de 2023.
Recicla Sampa. Você sabia que a reciclagem de papel economiza água e energia?. 25 de maio de 2018. Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/voce-sabia-que-a-reciclagem-de-papel-economiza-agua-e-energia. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.
ONU News. 46% da população global vive sem acesso a saneamento básico. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2023/03/1811712. Acesso em 24 de março de 2023.