Serviços / Reciclagem de Papéis

A reciclagem como aliada na conservação do solo

Artigo 1504

Diante do crescente número de impactos ambientais ocorrendo pelo mundo, é de suma importância que existam datas voltadas à conscientização sobre como a terra em que vivemos é tratada. Uma dessas datas, instaurada pelo Decreto nº 7876 de 13 de novembro de 1989, é o Dia Nacional de Conservação do Solo (BRASIL, 1989). Mas qual a relação com a reciclagem?

Comemorado no dia 15 de abril a partir de iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, este dia promove intensa reflexão. Além do uso racional do solo, repensa-se o efeito do descarte inadequado de resíduos sólidos sobre tal recurso natural. Consequentemente, sobre o meio ambiente como um todo.

Em 2021, o setor da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), já alertava em relatório. Foi declarado que aproximadamente um terço dos solos do planeta se encontravam em nível moderado a alto de degradação.

O fato se discorre além do aumento de terras agrícolas, erosão e cenários de produção e abastecimento público com efeitos na saúde (ONU, 2021). O descarte incorreto de resíduos também é um vilão na conservação do solo. As mudanças climáticas, tratadas em textos anteriores, influenciam as modificações do solo, porém as ações humanas aumentam o problema.

No que se refere ao segmento rural, é possível citar os defensivos agrícolas, como pesticidas e fertilizantes. Com substâncias químicas e metais pesados em determinados compostos, a absorção dos mesmos pelo solo altera propriedades do mesmo, contaminando-o.

Entretanto, o que muitos desconhecem é o impacto dos resíduos sólidos domésticos e industriais sobre o solo. Resíduos agrícolas podem ser mais tóxicos em certos casos, mas isso não significa que os demais resíduos mereçam menor atenção. 

O acúmulo de materiais como plástico e papel em ambientes inadequados de descarte resulta em uma degradação gradual que gera o lixiviado. Este é uma substância líquida tóxica ao ambiente, resultante da decomposição da carga orgânica presente nos resíduos descartados sem tratamento. O lixiviado é capaz de se infiltrar no solo, contaminando o mesmo e também a água, através do lençol freático. 

A reciclagem permite que o acúmulo de resíduos em local inadequado não ocorra, protegendo o meio ambiente desta fonte de poluição. Além disso, possibilita a redução da necessidade de novos processos produtivos primários, o que reduz a pressão do uso de recursos naturais. Neste caso, é mais um benefício relacionado ao uso consciente do solo e proteção da terra fértil com equilíbrio de nutrientes. 

Um exemplo é a reciclagem do papel, que não somente reduz processos produtivos primários, mas também auxilia na redução do desmatamento. Desse modo, mais árvores são preservadas e contribui-se com a manutenção do equilíbrio e qualidade do solo.

A reciclagem é o futuro, mas se não for realizada no presente, não chegaremos até lá. A Recicla EcoSave é sua aliada neste propósito. Trabalhando por um mundo melhor, à disposição para auxiliar na gestão adequada de resíduos. Acesse nosso site ou entre em contato para saber mais sobre nossos serviços de reciclagem.

Referências Bibliográficas:

Organização das Nações Unidas (ONU). FAO alerta sobre degradação de um terço dos solos do planeta. ONU News. 09 de dezembro de 2021. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2021/12/1773222. Acesso em: 9 de março de 2023. 

Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa). Dia Nacional da Conservação do Solo: sua história e um alerta da FAO. 14 de abril de 2016. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11582581/dia-nacional-da-conservacao-do-solo-sua-historia-e-um-alerta-da-fao. Acesso em: 23 de fevereiro de 2023.

BRASIL. Decreto de Lei nº 7876, de 13 de novembro de 1989. Institui o Dia Nacional da Conservação do Solo. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1989.

Contato e Localização

Horário de Funcionamento da empresa Recicla EcoSave