Serviços / Reciclagem de Papéis

O que você fez pelo Planeta hoje?

Artigo 2203

No ano de 1969, nos Estados Unidos, um derramamento de milhões de litros de óleo despertou a atenção da população. No ano seguinte, milhões de norte-americanos protestaram pela poluição causada pelo episódio em questão. Tamanha reação a esta crise ambiental, o senador Gaylord Nelson determinou 22 de abril como o Dia da Terra.

Anos depois, a data passou a ser comemorada no mundo todo, como um lembrete anual para a sociedade. Lembrete, este, que retoma a necessidade e urgência de preservar o planeta em que vivemos. Cada vez mais, os recursos naturais da Terra são explorados. Sobrecarregando-a, diminuem-se as expectativas de um futuro para a humanidade. 

Diante do aumento das mudanças climáticas, plástico nos oceanos e a quantidade de resíduos sólidos sem tratamento, descartados em aterros sanitários, o Planeta Terra pede urgência.

Uma pequena ação não parece ser suficiente diante de tamanha problemática. No entanto, se praticado por todos, pequenas ações se amplificam. Amplificadas, engajam mais pessoas e motivam ações maiores. Este é um dos pontos necessários na luta por um mundo mais sustentável e com melhores índices de reciclagem. 

É possível começar a fazer sua parte sem sair de casa.

Uma dica é assistir ao documentário Lixo Extraordinário (2010).

“O artista brasileiro Vik Muniz se junta aos catadores de lixo para garimpar tesouros no aterro sanitário do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.” (Netflix, 2021).

De acordo com dados do SINIR, são geradas – aproximadamente – 56 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano no Brasil. Deste total, mais de 90% é destinado a Aterros Sanitários, sem receber devido tratamento ou encaminhamento à reciclagem (SINIR, 2019). 

A sobrecarga de Aterros Sanitários, além de gerar um ambiente propício à proliferação de vetores de doenças, induz a poluição do solo, da água e do ar. Logo, nem todo material encontrado nos aterros pode ser reutilizado. Portanto, reforçando a importância da reciclagem como primeira alternativa de destinação.

O interessante deste filme é observar a grandiosidade do trabalho exercido pelos catadores. E lembrar também que a reciclagem pode estar vinculada também à arte enquanto auxilia na preservação do Planeta.

Para quem tem crianças e jovens em casa, uma dica é o filme Wall-E.

“Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave.” (AdoroCinema, 2012).

Ainda que a animação seja de 2008, seu conteúdo é constantemente válido. Apresentando questões como sustentabilidade, alimentação saudável e preservação ambiental. A educação ambiental desde a infância é fundamental para adultos mais conscientes e um futuro mais sustentável.

Mas não se esqueça!

A conscientização e reflexão sobre o consumo e a gestão de resíduos não são suficientes sem ações colocadas em prática. Insira a educação ambiental em sua rotina diária. Algumas dicas incluem (Adaptado de Nações Unidas Brasil, 2023):

  1. Economizar água e energia em atividades domésticas;
  2. Caminhar, usar transporte público ou bicicleta;
  3. Participar de campanhas locais em prol do meio ambiente;
  4. Evitar o desperdício de alimentos;
  5. Reduzir, reutilizar e reciclar corretamente seus resíduos.

A Recicla EcoSave está constantemente à disposição para maiores informações e oferecimento de serviços de reciclagem de papéis/papelão, plásticos e metais ferrosos. Vamos juntos por um mundo mais sustentável!

Referências Bibliográficas:

Nações Unidas Brasil. 22 de abril, Dia Internacional da Mãe Terra. 20 de abril de 2023. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/228323-22-de-abril-dia-internacional-da-m%C3%A3e-terra

Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). Mapa de Gestão de Resíduos Sólidos. 2019. Disponível em: https://www.sinir.gov.br/mapas/gestao-residuos-solidos/

Contato e Localização

Horário de Funcionamento da empresa Recicla EcoSave