O processo de reciclagem de papel, em nossa empresa, se inicia com a coleta do material proveniente de várias fontes geradoras e que são descarregados, triados e armazenados em nossos depósitos. Após a separação, são triturados, prensados e enfardados para diminuir em volume e, assim, serem mais facilmente transportados até o local de destino.
Resumidamente, nosso trabalho consiste, basicamente, em recolher os papéis provenientes de cooperativas, agentes ambientais, supermercados, gráficas, cartonagens e indústrias em geral e, realizar uma triagem completa para transportá-los até as indústrias que vão transformá-los em novos produtos.
Acompanhe, detalhadamente, como funciona cada etapa:
Triagem
Após a coleta, a matéria-prima passa por uma seleção rigorosa, cujo objetivo é retirar elementos proibitivos, ou seja, impurezas que possam vir junto com o papel.
Classificação
A classificação do material no processo de reciclagem de papel é feita em função da sua qualidade, origem e quanto à possibilidade de ser reciclado ou não. Por exemplo, são considerados recicláveis: jornais ou revistas; envelopes; cartolinas; cadernos; papéis utilizados para impressões ou cópias em geral; listas telefônicas; caixas de papelão e embalagens longa vida.
Já os não recicláveis são aqueles utilizados para higiene; papéis metalizados (utilizados para embalagens de salgadinhos) e plastificados (como as embalagens de sabão em pó).
Trituração e destino
Essa operação consiste na fragmentação, em dimensões pré-determinadas, de alguns lotes de papel, tais como revistas e jornais. As operações finais do processo correspondem ao enfardamento e transporte do papel até as indústrias de reciclagem, que farão a sua transformação em um novo produto.
Vantagens da reciclagem de papéis
– Contribui com a geração de empregos e renda;
– Impede o acúmulo em aterros sanitários;
– Diminui o consumo de recursos naturais como água e madeira;
– Reduz os impactos ambientais;
– Ajuda a conter o desmatamento;
– Diminui o uso de energia e consumo de água para a produção de pasta virgem;
– Reduz as emissões de gases de efeito estufa;
– Gera uma diminuição em torno de 20% e 50% nas emissões de CO2, em comparação ao papel produzido a partir de fibras virgens.
Realize a reciclagem de papéis de seu negócio e contribua para um mundo mais sustentável!