O processo de reciclagem de plásticos, em nossa empresa, se inicia com a coleta e separação dos materiais provenientes de várias fontes geradoras (cooperativas, agentes ambientais, supermercados, gráficas, cartonagens e indústrias em geral) e que são separados e armazenados em nossos depósitos e, em seguida, prensados, classificados e encaminhados para as estações de reciclagem específicas.
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de plásticos é a separação, na qual são classificados de acordo como características específicas:
– PET: utilizado na produção de frascos e garrafas para alimentos (refrigerantes e água), além de embalagens de medicamentos e cosméticos.
– PEAD: utilizado na fabricação de tampas e embalagens (frascos de amaciantes, alvejantes, xampus, detergentes, óleos automotivos, sacolas de supermercados, potes e utilidades domésticas).
– PVC: utilizado na construção civil (tubulações de água e esgoto), é também comumente encontrado em embalagens de óleos comestíveis, água mineral e potes de maionese. Além disso, é bastante utilizado em produtos mais resistentes, como cones de sinalização, calhas e, até mesmo, brinquedos.
– PEBD: utilizado na fabricação sacolas para supermercados e lojas; embalagens de leite e outros alimentos (pães, frios e embutidos); sacos de lixo e materiais hospitalares.
– PP: utilizado em filmes para embalagens e alimentos; na fabricação de produtos industriais e da construção civil (cordas, tubos para água quente, fios e cabos). Também tem sido utilizado em frascos, caixas de bebidas, autopeças, potes e utilidades domésticas.
– PS: utilizado na fabricação de potes para alimentos (iogurtes, sorvetes e doces, frascos); partes de eletrodomésticos (parte interna de portas de geladeiras); brinquedos e alguns produtos descartáveis (copos plásticos e aparelhos de barbear).
Vale ressaltar que, todos esses tipos de plásticos citados acima são considerados recicláveis.
A fabricação de plástico reciclado pode economizar energia elétrica desde a exploração da matéria prima até a formação do produto. Além disso, ajuda a reduzir o consumo de petróleo – fonte de energia não renovável e esgotável – e gastos com matéria prima virgem; isso porque, o plástico resultante do processo de reciclagem é aplicável em diversos segmentos e pode ser utilizado na fabricação de brinquedos, artefatos domésticos, madeira plástica para a indústria moveleira, cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que utilizam fibras, tais como: sacolas, material para a construção civil e todo tipo de embalagem que não mantenha contato direto com alimentos e fármacos.